Passar para o conteúdo principal
1º Webinar InC2

resultados do 1.º webinar InC2: praça das cidades

A Direção-Geral do Território promoveu, no passado dia 23 de setembro de 2020, o 1.º Webinar da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2). Este evento decorreu na sequência do lançamento da Praça das Cidades, no dia 2 de setembro, e teve como objetivo dar a conhecer o modo de utilização e funcionalidades desta plataforma digital e interativa, através da qual os municípios podem manifestar o seu interesse em participar numa futura Rede de Cidades Circulares e encontrar potenciais parceiros para a apresentação de futuras candidaturas conjuntas.

Aberto à participação de todos os interessados, mas especialmente dirigido aos municípios portugueses, o webinar decorreu via Zoom e foi transmitido em direto no canal da InC2 no YouTube, onde se encontra disponível a gravação. De participação livre, mediante inscrição prévia, contou com 119 participantes na sessão Zoom e foi assistido em direto, no YouTube, por 71 pessoas, num total de 190 participantes. A gravação conta com 482 visualizações, até ao momento.

O webinar teve início com uma breve apresentação da InC2, seguida de uma apresentação aprofundada da plataforma Praça das Cidades estruturada em torno dos tópicos ‘o que é’, ‘como funciona’, ‘a quem se destina’ e ‘qual a sua finalidade’. Esta segunda parte incluiu ainda a demonstração do modo de utilização e funcionalidades da Praça das Cidades e a possibilidade de utilização, por parte dos participantes, de uma réplica desta ferramenta criada exclusivamente para o webinar. A terceira e última parte consistiu numa sessão de perguntas e respostas para o esclarecimento de dúvidas dos participantes sobre os temas abordados.

O webinar incluiu ainda outros momentos de interação com os participantes através da realização de inquéritos rápidos, na plataforma Zoom, com questões de escolha múltipla e respostas anónimas cujos resultados foram partilhados de imediato. Estes resultados e a análise das 340 inscrições recebidas permitiram constatar a diversidade de entidades interessadas no webinar e a sua distribuição geográfica. Embora a maior parte pertencesse ao universo dos municípios, registou-se também o interesse por parte de empresas municipais, entidades intermunicipais e da administração central, consultores, investigadores e outros, todos de diversas regiões do país.

O inquérito sobre a Praça das Cidades, lançado no final da segunda parte do webinar, permitiu concluir que a maioria dos respondentes considerou a Praça das Cidades uma ferramenta muito útil e de fácil utilização. De facto, as mais de 50 manifestações de interesse registadas nesta plataforma até ao momento, provenientes de mais de 30 municípios de todas as regiões do país, parecem confirmar esta avaliação. Os conteúdos abordados no webinar e as respostas às questões colocadas foram objeto de avaliação no último inquérito, lançado antes do encerramento da sessão. Também neste se registou uma boa avaliação por parte dos respondentes, quer relativamente à relevância e utilidade dos conteúdos abordados, quer relativamente à objetividade e clareza das respostas às questões colocadas.

Para mais informações consulte a página do 1.º webinar da InC2 | Praça das Cidades ou contacte a organização através do email cidadescirculares@dgetrritorio.pt.